• Quem Somos
    • Declaração de Fé
    • TEOmídia
    • TEOmídia Blog
    • TEOmídia Cast
    • TEOmídia Rádio
  • Assuntos
    • Apologética
    • Casamento
    • Devocional
    • Ensino Cristão
    • Ensino Infantil
    • Estudo Bíblico
    • Evangelismo
    • Igreja
    • Sociedade
    • Teologia
    • Vida Cristã

As crianças necessitam de direção

Raquel Oliveira
22/07/2018
As crianças precisam conhecer o caminho da piedade e essa, não é uma responsabilidade da escola.

As crianças e o ensino

A Bíblia tem como foco mostrar a obra da salvação de Deus durante toda a História, tendo sua plenitude em Cristo Jesus. Porém, ela também nos ensina outros princípios e, entre eles, encontram-se os fundamentos para a educação de crianças, uma educação saudável aos nossos filhos.
Deuteronômio 6.4-9 nos dá algumas bases que devem ser usadas para a educação.

“Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos.
E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.”

De quem é a responsabilidade?

Esse texto chama a família à responsabilidade, pois cabe a ela educar seus filhos de forma a atingir-lhes o coração. Os pais devem ensinar o amor e o temor do Senhor a suas crianças quando estiverem andando pelo caminho, quando se deitarem e quando se levantarem. Filhos que aprendem sobre a sabedoria, a temer e a amar ao Senhor, serão livres de muitas armadilhas, conforme Provérbios 1.8-10.

“Ouça, meu filho, a instrução do seu pai e não despreza o ensino da sua mãe.
Eles serão um enfeite para sua cabeça, um adorno para seu pescoço.
Meu filho, se os maus tentarem seduzi-lo, não ceda!”

É importante ensinar as crianças

Temos, na Bíblia, alguns exemplos de crianças que foram, e outras que não foram, ensinadas nos caminhos de Deus. Dessa forma, podemos notar as implicações existentes em cada uma dessas atitudes. Observamos em Juízes 2.10,11 que por uma geração não ter ensinado seus filhos a temerem o Senhor, todo um povo fez o que era mau, tornando-se idólatras.

“E foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e outra geração após ela se levantou, que não conhecia ao Senhor, nem tampouco a obra que ele fizera a Israel.
Então fizeram os filhos de Israel o que era mau aos olhos do Senhor; e serviram aos baalins.”

O que não fazer

Temos o exemplo de Manassés, um dos piores reis de Judá, filho de um rei bom chamado Ezequias. Quando o profeta Isaías profetizou sua morte, disse-lhe também que pusesse sua casa em ordem. Ele, porém, entristeceu-se e pediu ao Senhor mais tempo de vida. O Senhor Deus, então, lhe concedeu 15 anos a mais. E foi nesse tempo que lhe nasceu Manassés. O reinado desse seu filho, foi dos piores que já se ouviu, pois ofereciam crianças em sacrifício a Moloque, evidenciando assim que seu pai não lhe ensinara os caminhos de Deus, não tendo colocado sua casa em ordem.

Uma história diferente

Já em 1 Timóteo 1.5 vemos uma história bem diferente.

“Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida.”

Timóteo fora educado nas Escrituras por sua avó Lóide e sua mãe Eunice, de forma que ele mesmo desfrutava de uma fé sem fingimento.

Os pais e o ensino

Em seu livro “A escola da Infância”, Comenius* critica os pais que se preocupam mais com a aparência, fama e riqueza de seus filhos do que com suas almas, deixando assim, de ensinar-lhes a virtude e a devoção a Deus. Ele cita Plutarco quando diz que esses pais “dão mais valor aos sapatos, do que aos pés”. Para isso Comenius ressalta que as crianças devem aprender a piedade, sabendo que “nosso coração deve reverenciar Deus sempre, em todo lugar, buscando-o em cada um dos seus atos…”. Diz, ainda, que devemos acompanhar Deus com respeito, amor e obediência, pois “se nosso coração, sempre e em todo lugar lembrar-se de Deus, dirigir-se a Deus, juntar-se a Deus, desfrutaremos de paz, alegria e conforto”.
A piedade deve ser ensinada, pois o homem não nasce bom, como alguns pensam. O homem nasce em pecado e a piedade precisa ser ensinada pelos pais. São eles que devem mostrar aos seus filhos quem é Deus, seus atributos, o que Deus nos dá, como deve ser o nosso relacionamento com Ele e muitos outros assuntos importantes que a Bíblia apresenta. A maldade não precisa ser ensinada, mas é necessário um árduo trabalho para educar nossas crianças no caminho da piedade.
São muitos os frutos de uma educação cristã na vida dos nossos filhos. Comenius afirma que pais que se esforçam para proporcionar essa educação a seus filhos receberão prazer e tranquilidade ao longo da vida. No entanto, aqueles que permitem que seus filhos cresçam sem disciplina e sem receber ensino sobre Deus, dão desonra, vergonha, aflição e angústia.

Herança do Senhor

O objeto final de tudo deve ser honrar e glorificar Deus, sabendo que Ele é quem auxilia em todo o processo, pois…

“Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude.
Como é feliz o homem cuja aljava está cheia deles! Não será humilhado quando enfrentar seus inimigos no tribunal” (Salmos 127.3-5)

*COMENIUS, Jan Amos. A escola da infância. São Paulo: Editora Unesp, 2011

 

Gostou deste post sobre o ensino infantil?

Compartilhe com os seus amigos, sua igreja e familiares.

Deixe seu e-mail abaixo e avisaremos de cada novo post!

Assista essa mensagem em vídeo no nosso canal de Youtube.

Conheça o TEOmídia Cast. Ouça nossa Rádio na web, iOS ou Android.

Assine gratuitamente a TEOmídia, vídeos cristãos para você e sua família. Assista quando quiser, onde quiser.

Compartilhe esta mensagem:
Post anterior
Legalismo, um mal que mata ovelhas!
Próximo post
As músicas que eu quero que meu filho ouça
O conteúdo dos artigos assinados refletem a opinião, conceitos e ideias pessoais do seu autor e não, necessariamente, do TEOmídia Blog, que se exime de qualquer responsabilidade pelos mesmos.
  • Contato
  • Permissões de Publicação
  • Política de Privacidade
Siga a TEOmídia:
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
Menu