• Quem Somos
    • Declaração de Fé
    • TEOmídia
    • TEOmídia Blog
    • TEOmídia Cast
    • TEOmídia Rádio
  • Assuntos
    • Apologética
    • Casamento
    • Devocional
    • Ensino Cristão
    • Ensino Infantil
    • Estudo Bíblico
    • Evangelismo
    • Igreja
    • Sociedade
    • Teologia
    • Vida Cristã

Dez mitos que enganam nossa geração

Joseph Cullen Rast II
02/10/2025
Descubra quais são os mitos mais perigosos da nossa época e como a Bíblia os desmascara. Mergulhe comigo nessa jornada esclarecedora e fortaleça a sua fé com base na verdade que liberta.

Antes de iniciar, quero expressar a minha gratidão ao meu amigo Dr. Todd Beall, que foi professor no Washington Bible College e no Capital Bible Seminary, que elaborou esses 10 mitos que vamos analisar aqui. Porém, as respostas que desvendam esses mitos, é claro, estão na Palavra de Deus.

Crendices se tornam mitos

Vivemos em uma época em que ideias se espalham rapidamente e se transformam em mitos, mas nem sempre com base na verdade. Muitas delas são repetidas tantas vezes que acabam se transformando em convicções populares — ainda que sejam destituídas de fundamento real. Esses mitos moldam a nossa forma de pensar, influenciam decisões e, muitas vezes, nos afastam do propósito de Deus para a nossa vida.

Esses mitos não são apenas conceitos vagos; eles afetam diretamente como encaramos a fé, a moralidade, os relacionamentos e até o sentido da existência.

Vamos refletir sobre dez deles, expostos pela Bíblia como mentiras que precisam ser confrontadas.

O primeiro dos mitos é o de que o universo surgiu ao acaso

Um dos maiores mitos, ou mentiras ou fake-news, da modernidade é que não existe um Criador e que tudo veio de uma explosão cósmica sem propósito. Essa é a mãe de todas as mentiras.

Acreditar que tudo veia a existir a partir de uma grande explosão é, simplesmente, difícil demais de acreditar. Eu costumo dizer que “não tenho fé suficiente para ser um ateu“. Além disso, o primeiro versículo da Bíblia já contradiz esse mito:

“No princípio, Deus criou os céus e a terra.” (Gênesis 1:1)

Se você não for capaz de acreditar nessa afirmação feita no primeiro versículo da Bíblia, então nem precisa continuar a sua leitura. Porque se você não acredita que essa primeira afirmação é verdadeira, então acredita que a Palavra de Deus é uma farsa assim como todas as demais afirmações são, por analogia, igualmente falsas.

Crer em Deus não é falta de razão. Crer em Deus é reconhecer que há um sentido por trás de tudo o que existe.

Mito 2: não existe uma verdade absoluta

Outro dos grandes mitos da humanidade é a ideia de que cada pessoa tem a sua própria “verdade”. Isso é um completo absurdo. Ora, se duas pessoas tem verdades distintas, então uma delas não é uma verdade, é uma mentira. Outro ponto é que essa visão torna impossível distinguir o certo do errado, já que tudo passaria a depender de um ponto de vista individual. Entretanto, Jesus foi categórico ao afirmar ser Ele próprio a verdade quando disse:

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:6)

A verdade não é uma construção humana, mas algo absoluto, revelado em Cristo e na Palavra de Deus:

“Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” (João 17:17)

Mito 3: não há diferença entre o ser humano e os animais

Embora a ciência e a fé concordem que há semelhanças biológicas entre homens e animais, a Bíblia afirma que o ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus.

“Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.” (Gênesis 1:26)

Animais fazem parte da criação e merecem todo o nosso cuidado, mas eles não possuem alma eterna. Reduzir o homem a um simples animal é um dos mitos que diminuem a dignidade da vida humana.

Mito 4: não há diferença entre homem e mulher

Um dos mitos mais difundidos nos dias de hoje é que não existe uma diferença significativa entre os sexos. Embora homens e mulheres tenham igual valor diante de Deus, isso não elimina as patentes diferenças estabelecidas pelo Criador. A Bíblia trata com clareza as consequências de negar essa realidade.

“Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza;

semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro.” (Romanos 1:26,27)

A igualdade não significa uniformidade. Significa harmonia.

Mito 5: o meu prazer é o bem supremo

Vivemos em uma cultura que idolatra o prazer e a satisfação imediata. A ideia de que a prioridade da vida é realizar nossos desejos é um mito, uma mentira. Essa busca desordenada pelos prazeres gera conflitos e frustrações. Longe de alcançar satisfação, gera frustração.

“De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne?

Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis.” (Tiago 4:1,2)

Nós não fomos feitos para viver em função do prazer, mas para encontrar plenitude em Deus.

Mito 6: a felicidade depende do dinheiro

Quantas vezes ouvimos que, se tivéssemos mais recursos, finalmente seríamos felizes? Esse é mais um dos maiores mitos que enganam tantos corações. Jesus nos advertiu a esse respeito, dizendo:

“A vida de um homem não consiste na abundância dos bens que possui.” (Lucas 12:15)

A verdadeira alegria não está em seus bens ou no acúmulo de riquezas, mas em um relacionamento vivo com o Criador.

“Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, o eterno prazer à tua direita.” (Salmos 16:11)

Mito 7: posso fazer o que quiser pois não há consequências

A ideia de que “cada um deve viver como quiser” é sedutora, mas perigosa. A Bíblia nos lembra que toda escolha traz resultados, bons ou ruins.

“Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.” (2 Coríntios 5:10)

Achar que nossas ações não terão consequências é um dos mitos mais nocivos para a vida, pois nos leva a viver sem responsabilidade com consequências brutais.

Mito 8: Satanás não existe

Muitos acreditam no mito de que o diabo não existe, negam até a existência do mal e de um mundo espiritual. Mas a Escritura adverte:

“O diabo, como leão, ruge ao redor, procurando a quem possa devorar.” (1 Pedro 5:8)

Ignorar Satanás não a faz com que ele desapareça. Pelo contrário, nos torna mais vulneráveis ao mal. Entre todos os mitos, este talvez seja um dos mais perigosos.

Mito 9: posso ser cristão e viver como o mundo

Um dos mitos mais confortáveis para quem não quer mudar de vida é a ideia de que dá para conciliar fé com os valores do mundo, que são contrários ao que prega o Evangelho. Contudo, isso é um grande erro e revela algo terrível. A respeito disso João nos alerta:

“Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.” (1 João 2:15)

Ser cristão implica em viver de modo diferente, mesmo permanecendo no mundo.

O último dos mitos: posso ser um cristão secreto

Por fim, existe o mito de que basta acreditar “no coração” que isso já seria o suficiente. Nem seria preciso testemunhar de Jesus. Porém, o que Ele próprio ensina contradiz totalmente mais essa mentira:

“Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.

Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte;

nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa.

Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” (Mateus 5:13-16)

A fé não é para ser escondida, mas compartilhada. Um cristão que se cala e não testemunha perante os homens é como uma luz que não ilumina, como um sal que se tornou insípido e só serve para ser jogado fora e pisado pelos homens.

Mitos escondem mentiras

Todos esses mitos têm algo em comum: parecem plausíveis, mas escondem mentiras que afastam as pessoas da verdade de Deus. A Bíblia afirma que Satanás é o pai da mentira. Por isso, precisamos estar atentos e firmados na Palavra, que é a única fonte segura para discernir entre a verdade e o engano.

A vida plena não se encontra nos mitos da cultura moderna, mas em Cristo, que é “o caminho, a verdade e a vida”.

Você gostou de conhecer os dez mitos que o mundo usa para enganar você?

Compartilhe com os seus amigos, sua igreja e familiares.

Deixe seu e-mail abaixo e avisaremos de cada novo post!

Assista essa mensagem em vídeo no nosso canal de Youtube.

Conheça o TEOmídia Cast. Ouça nossa Rádio na web, iOS ou Android.

Assine gratuitamente a TEOmídia, vídeos cristãos para você e sua família. Assista quando quiser, onde quiser.

Compartilhe esta mensagem:
Post anterior
Más notícias e incertezas
Próximo post
Em tudo dai graças
O conteúdo dos artigos assinados refletem a opinião, conceitos e ideias pessoais do seu autor e não, necessariamente, do TEOmídia Blog, que se exime de qualquer responsabilidade pelos mesmos.
  • Contato
  • Permissões de Publicação
  • Política de Privacidade
Siga a TEOmídia:
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
Menu