• Quem Somos
    • Declaração de Fé
    • TEOmídia
    • TEOmídia Blog
    • TEOmídia Cast
    • TEOmídia Rádio
  • Assuntos
    • Apologética
    • Casamento
    • Devocional
    • Ensino Cristão
    • Ensino Infantil
    • Estudo Bíblico
    • Evangelismo
    • Igreja
    • Sociedade
    • Teologia
    • Vida Cristã

Gênesis ainda é um livro relevante?

Renato Oliveira
18/03/2022
Gênesis, o primeiro livro das Escrituras, relata a criação do Universo e a Queda do homem, entre outras coisas. Se esses relatos são tidos como mito, como será afetada a nossa leitura do restante das Escrituras?


O livro de Gênesis é o primeiro livro da Bíblia e fundamenta o restante das Escrituras. Nele obtemos importantes respostas mediante a revelação realizada por Deus.

A Criação

Os capítulos 1 e 2 de Gênesis relatam a origem do nosso Universo.

O relato da Criação define de maneira enfática que Deus criou todas as coisas. A ciência moderna acusará a Bíblia de conter imprecisões ou até mesmo erros na sua descrição dos fatos. Isso se deve às últimas descobertas sobre a “idade da Terra” e também à grande influência do livro de Charles Darwin, A Origem das Espécies.

O fato é que as Escrituras não estão preocupadas em relatar cientificamente a maneira como se deu a Criação. De forma apologética, porém, claramente é revelado que Deus é o responsável por todas as coisas criadas no céu, na terra e em todo o Universo.

Ainda que pareça um argumento simplista, é suficiente para que possamos compreender a existência de tudo o que conhecemos hoje, respondendo assim as principais perguntas humanas: de onde vim e qual o meu objetivo de existir?

As Escrituras declaram em alta voz:

– Homem e mulher foram criados por Deus à Sua imagem e semelhança.

“Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança […]

à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gênesis 1.26-27)

– Foram criados para glorificar a Deus.

“Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.” (1Coríntios 10.31)

– Foram criados para ter comunhão com Ele para sempre.

“Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na terra.

Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre.” (Salmo 73.25-26)

A Queda

No capítulo 3 do livro de Gênesis, é revelado o motivo pelo qual o mundo está da maneira como o vemos, imerso em violência, miséria e desastres naturais infindáveis. A desobediência do homem no Éden culmina numa descendência escravizada pelo pecado. A partir daí, a maldade do homem se multiplica.

“Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração.” (Gênesis 6.5)

A sociedade moderna insiste em dizer que o mundo é fruto do acaso e que o mal existe por conta da influência da própria sociedade na subversão do homem. Entretanto, a voz de Deus continua a ressoar em toda a terra com a Sua revelação.

Deus e Sua revelação

Podemos proclamar a existência de Deus porque Ele decidiu Se revelar a nós através de homens santos, inspirados pelo Espírito Santo, que registraram essa revelação.

Pela fé, cremos na existência de Deus e no relato de Gênesis. Entendemos que a Bíblia, especialmente Gênesis, tem o principal objetivo de contar a história de Deus, não a da humanidade. Compreender isso nos ajuda a observar o relato de Gênesis corretamente.

Conhecemos que Deus criou o mundo e o ser humano. O homem desobedeceu a Deus e o mal veio ao mundo. Deus poderia ter eliminado a raça humana, mas Lhe aprouve providenciar redenção na Pessoa de Cristo Jesus, prometido ainda no Éden antes da expulsão de Adão e Eva.

“Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” (Gênesis 3.15)

Desenvolvendo-se a humanidade, Deus escolhe pessoas para preservar a eleita descendência: Sete, Noé, Abraão, etc. Enfim, chegamos a Jesus, a semente da mulher que esmagaria a cabeça da serpente.

Entender Gênesis é entender a Escritura e o objetivo de Deus em Sua revelação. Através dessa revelação no primeiro livro das Escrituras é que compreendemos a própria vinda de Jesus. Ele veio cumprir aquilo que o primeiro Adão não conseguiu fazer. Jesus representa o povo de Deus e satisfaz a justiça do Pai, sendo obediente até a morte na cruz.

Gênesis nos revela quem Deus é e quem nós somos. Excluir ou minimizar a sua importância é excluir ou minimizar a importância da necessidade de Jesus Cristo. Se este primeiro livro é considerado mito, por que Cristo teve que morrer? As Escrituras asseguram:

“Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.” (Romanos 5.8)

Gênesis e o Novo Testamento

O Novo Testamento constantemente cita os fatos ocorridos em Gênesis como prova de sua grande importância e historicidade. Veja alguns exemplos:

– Cristo é identificado como Aquele que estava na Criação desde o princípio (Gênesis 1.26; João 1.1-3).

– Jesus tem Sua genealogia ligada aos patriarcas e a Adão (Lucas 3.23-38).

– O sangue de Cristo clama de forma superior ao sangue de Abel (Gênesis 4.10 / Hebreus 12.24).

– A arca de Noé é comparada ao batismo (Gênesis 6.18 / 1Pedro 3.8-22).

– Jesus é sacerdote conforme a ordem de Melquisedeque (Gênesis 14.18-20 / Hebreus 7).

– Os que estão em Cristo são considerados descendência de Abraão (Gênesis 15.5 / Gálatas 3.29).

– Jesus é o leão da tribo de Judá (Gênesis 49.9-10 / Apocalipse 5.5).

Conclusão

Essas constatações identificadas já bastariam para ratificar a afirmação inicial de que o livro de Gênesis fundamenta muito bem o assunto do qual as Sagradas Escrituras vão tratar.

Diante disso, clamo a Deus por Sua misericórdia e rogo que Ele nos conceda fé para crermos em Sua verdade revelada. Somente assim poderemos de fato glorificar a Ele da maneira devida.

 

Gostou deste texto sobre o livro de Gênesis?

Compartilhe com os seus amigos, sua igreja e familiares.

Deixe seu e-mail abaixo e avisaremos de cada novo post!

Assista essa mensagem em vídeo no nosso canal de Youtube.

Conheça o TEOmídia Cast. Ouça nossa Rádio na web, iOS ou Android.

Assine gratuitamente a TEOmídia, vídeos cristãos para você e sua família. Assista quando quiser, onde quiser.

Compartilhe esta mensagem:
Post anterior
Onde está o seu Deus agora, criatura?
Próximo post
Aborto: por que o cristão deve se importar com isso?
O conteúdo dos artigos assinados refletem a opinião, conceitos e ideias pessoais do seu autor e não, necessariamente, do TEOmídia Blog, que se exime de qualquer responsabilidade pelos mesmos.
  • Contato
  • Permissões de Publicação
  • Política de Privacidade
Siga a TEOmídia:
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
Menu