• Quem Somos
    • Declaração de Fé
    • TEOmídia
    • TEOmídia Blog
    • TEOmídia Cast
    • TEOmídia Rádio
  • Assuntos
    • Apologética
    • Casamento
    • Devocional
    • Ensino Cristão
    • Ensino Infantil
    • Estudo Bíblico
    • Evangelismo
    • Igreja
    • Sociedade
    • Teologia
    • Vida Cristã

Fake news: uma novidade ou um mal antigo?

Diego Venancio
30/07/2021
Fake news é um termo recente, mas será que se trata de uma ideia nova? De fato, é um eufemismo para um mal antigo que conhecemos amplamente.


 

Fake news é um termo que foi criado para a identificação de notícias falsas na internet. Não se sabe exatamente como essas notícias surgem nem como se espalham.
Em meio a um universo de memes, informações e desinformações que nos bombardeiam, as fake news são introduzidas de tal modo que, para nós, fica difícil distiguir o que é verdadeiro e o que é falso.
Existe uma crença pueril, principalmente entre as pessoas que não são da geração da internet. Acreditam que se determinada informação está na internet, então é verdade; se muitas pessoas compartilharam certas informações, então isso as torna verdadeiras. A verdade, porém, é que um milhão de fake news não formam uma Good News (Boas Novas).
Na verdade, a nossa postura diante da internet é outra. Devemos desconfiar de tudo o que é publicado na rede.
Aqui no Teomídia Blog, nós falamos sobre a Bíblia, sobre os seus mais diversos assuntos. Mas, perceba que sempre fornecemos a referência do texto que estamos citando para defendermos a posição bíblica. Fazemos isso para dar a você a oportunidade de consultar a fonte primária de onde extraímos aquilo sobre o qual estamos falando.
Temos a Bíblia como a verdade completa e suficiente sobre toda realidade da vida. Além dos autores, temos editores, revisores e muitas pessoas filtrando e revisando aquilo que você lê ou ouve, para que, com a verdade, seja algo enriquecedor para a sua vida.

Dando o verdadeiro nome às fake news

A verdade é que essa nova nomenclatura, fake news, se torna um eufemismo para o que conhecemos amplamente como mentira. Entre a verdade e a mentira existe um abismo ontológico descomunal. A natureza da verdade é totalmente oposta à natureza da mentira.
Numa discussão com os fariseus, Jesus proferiu estas duras palavras:

“Replicou-lhes Jesus: Se Deus fosse, de fato, vosso pai, certamente, me havíeis de amar; porque eu vim de Deus e aqui estou; pois não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.
Qual a razão por que não compreendeis a minha linguagem? É porque sois incapazes de ouvir a minha palavra.
Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.
Mas, porque eu digo a verdade, não me credes.” (João 8.42-45)

Qual a razão pela qual os fariseus não creram em Jesus e nas Suas benditas palavras? Porque eles são sabiam reconhecer a verdade. Eles foram enganados, foram cegados pelo diabo, que é o pai da mentira.
Percebe como a verdade e a mentira têm naturezas diferentes? Aquele que vive imerso na mentira já não pode mais distinguir ou reconhecer a verdade.
A verdade procede de Deus, que em tudo é o supremo bem. Ele é perfeição e completude; em tudo é fiel. Já a mentira procede do diabo, que a todos engana. Se não fosse a graça de Deus em nos livrar dos enganos de Satanás, estaríamos imersos na mentira.

O uso de fake news é antigo

Não há nada mais antiquado do que criar novos nomes para velhas práticas. As fake news são mentira e possuem um pai.
Ora, na Queda, descrita em Gênesis 3, vemos a serpente criando uma fake news. Disse para Eva que foi Deus que havia criado uma fake news. Deturpou a Palavra de Deus para Eva, e ela foi enganada.
Existe sempre a verdade, que é absoluta e imutável, e há interpretações mentirosas dessa mesma verdade. Elas buscam enganar alguém para conseguir, de maneira pecaminosa, alguma vantagem.
Não há nada novo debaixo do sol. Arrogar para si a verdade, apontando no outro uma mentira, não é coisa só do nosso cenário político. O homem, para se safar de sua culpa, gera fake news sem pestanejar.
Adão não foi enganado pelas palavras da serpente. Adão sabia exatamente o que estava fazendo: desobedecendo, quebrando o acordo, pondo à prova a Palavra de Deus. Ao ser questionado por Deus sobre o seu pecado (pois o pacto de obediência foi firmado com Adão e Adão deveria ensinar a Eva, pois ele era o cabeça da mulher), Adão jogou a culpa de maneira que conseguiu culpar a mulher e a Deus ao mesmo tempo: “Foi a mulher que me deste”. Ele se tornou a vítima, mesmo tendo pecado deliberadamente contra Deus.
Ninguém pode enganar a Deus. Fake news para cima do Deus Todo-Poderoso não cola! Os castigos, frutos da desobediência, foram executados.

Sem Deus, tudo é fake news

O mundo tem se enrolado cada vez mais neste mar de produções mentirosas, assim reproduzindo o método da serpente. Usa uma fake news para dizer que o outro fez, uma fake news para defender uma tese contra outra fake news… Entendeu?
Assim, eu saio como aquele que fala a verdade e identifica, com precisão, uma falácia. Contudo, no âmago dessa questão está uma estrutura podre de mentira e arrogância. Nessa guerra entre fake news e fake news, vence quem tem mais poder. Pense em nosso âmbito político atual e avalie o que estou dizendo.
Nada que é construído pela mentira prospera, porque Deus é quem dirige tudo e todos. Ele é Espírito puríssimo, em Quem não reside treva alguma nem sombra de qualquer engano. Ele não deixará impune o mentiroso e o arrogante.

“Tu destróis os que proferem mentira; o SENHOR abomina ao sanguinário e ao fraudulento.” (Salmo 5.6)

Conclusão

Toda fake news será punida com rigor no julgamento final. Cuide para que você não seja uma ferramenta do diabo, mas seja usado pelo nosso Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, em quem reside toda a verdade.

 

Você gostou deste texto sobre fake news?

Compartilhe com os seus amigos, sua igreja e familiares.

Deixe seu e-mail abaixo e avisaremos de cada novo post!

Assista essa mensagem em vídeo no nosso canal de Youtube.

Conheça o TEOmídia Cast. Ouça nossa Rádio na web, iOS ou Android.

Assine gratuitamente a TEOmídia, vídeos cristãos para você e sua família. Assista quando quiser, onde quiser.

Compartilhe esta mensagem:
Post anterior
Evangelho: o verdadeiro tesouro da Igreja
Próximo post
Pornografia, a imagem de Deus e o imaginário
O conteúdo dos artigos assinados refletem a opinião, conceitos e ideias pessoais do seu autor e não, necessariamente, do TEOmídia Blog, que se exime de qualquer responsabilidade pelos mesmos.
  • Contato
  • Permissões de Publicação
  • Política de Privacidade
Siga a TEOmídia:
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
Menu