• Quem Somos
    • Declaração de Fé
    • TEOmídia
    • TEOmídia Blog
    • TEOmídia Cast
    • TEOmídia Rádio
  • Assuntos
    • Apologética
    • Casamento
    • Devocional
    • Ensino Cristão
    • Ensino Infantil
    • Estudo Bíblico
    • Evangelismo
    • Igreja
    • Sociedade
    • Teologia
    • Vida Cristã

Você é cristão, mas é feliz?

Diego Venancio
22/04/2018
Todo mundo quer ser feliz, mas será que a nossa visão de felicidade é a mesma de Deus?

Certamente você deseja ser feliz. Com exceção das pessoas que estão doentes, e que muitas vezes buscam a autodestruição, de maneira geral, todo mundo deseja ser feliz.
Os crentes têm um Deus que é criador de todas as coisas, que os sustenta e promete uma série de bênçãos para aqueles que O temem.
O problema aqui, é o entendimento de felicidade do homem natural. A mente do ser humano não regenerado busca uma felicidade terrena, mundana e, consequentemente pecaminosa.
O objetivo deste post é esclarecer o que é felicidade na visão de Deus.

O que significa ser feliz?

Salmos 37.4 diz:

Agrada-te do Senhor, e ele satisfará o desejo do teu coração.

Um entendimento apressado deste texto é o de que Deus satisfará todo e qualquer desejo do nosso coração, à medida que nos agradarmos dele. No entanto, precisamos ter coerência para interpretar essa passagem, aplicando à essa análise, tudo o que já aprendemos sobre Deus.
Primeiramente, Deus é um Deus Santo. Portanto, Ele jamais satisfaria nossos desejos pecaminosos. Aí já delimitamos um pouco o que significa o “desejo do teu coração”. Se somos invejosos, cobiçamos os bens de outras pessoas, ou até mesmo mulheres de outros homens, ou maridos de outras mulheres, certamente Deus não satisfará esses desejos. O pecado provém da nossa própria natureza pecaminosa e da nossa própria maldade. Se o nosso desejo é ter um carro luxuoso, ou uma casa grande na melhor localização da cidade apenas para satisfazer os desejos de prazer nesta vida, é muito provável que esses desejos não sejam atendidos. Até mesmo porque Deus é Deus, e não o “Gênio da lâmpada”.
Lembre-se de que você está no mundo de Deus, e tudo caminhará como Ele deseja.
O segredo desse versículo, Salmos 37.4, então, está na primeira palavra da frase: “Agrada-te”.

“Agrada-te do Senhor”

O salmo 37 inteiro se refere ao homem que ama Deus, mas observa uma certa proeminência dos ímpios, dos homens que rejeitam Deus. O salmista nos ensina a não desejar o que os ímpios possuem. Ele elucida que essa riqueza, ou sucesso, é apenas aparente. Os ímpios não têm êxito verdadeiro. Ao contrário, em breve eles secarão como a relva, murcharão como a erva verde (Salmos 37.2).
Devemos ter nossos corações gratos e satisfeitos com o que o Senhor nos dá e faz por nós.
Quando nos agradamos do Senhor, Ele mesmo cuida de satisfazer nosso coração, pois nosso coração terá entendido o que é o sucesso aos olhos de Deus. Passaremos a compreender, de forma mais específica, como Deus age neste mundo, como Ele faz seus filhos prosperarem – às vezes também com bens materiais; no entanto, a satisfação real em Deus, nos fará olhar para algo bem mais precioso do que meros pertences.
Em Mateus 6.33 Jesus diz:

Mas buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.

O que são “todas essas coisas” que o versículo cita? São todas as coisas que Jesus falou antes nesse texto. Jesus disse para os homens observarem as aves do céu e os lírios do campo, notando a grandeza neles existente. O que Ele está ensinando para nós é que devemos nos agradar com as coisas que o Senhor fez. Deus fez tudo em ordem, como deveria ser, e nós que somos seus filhos, somos por Ele amparados. Um servo de Deus deve ser feliz com as obras de Deus.
Por isso, também, Ele diz:

Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Com que nos vestiremos? Pois os gentios é que procuram todas essas coisas. E, de fato, vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso. Mateus 6.31-32

Aí está o segredo. Aos seus filhos, aos regenerados, aos que nasceram de novo, Deus dá o que eles necessitam. Deus os guarda, Deus vela por eles e eles se agradam de Deus. Agora, eles podem se agradar de Deus, porque tiveram seus corações transformados e estão capacitados a enxergarem o que, de Deus, estava escondido. Um filho de Deus pode ser feliz de verdade.
Agrada-te do Senhor, meu irmão e minha irmã! Conheça esse Deus maravilhoso e, então, “pare de reclamar da vida” sendo feliz e buscando em Deus a razão de tudo.

 

Gostou deste post sobre a felicidade do cristão?

Compartilhe com os seus amigos, sua igreja e familiares.

Deixe seu e-mail abaixo e avisaremos de cada novo post!

Assista essa mensagem em vídeo no nosso canal de Youtube.

Conheça o TEOmídia Cast. Ouça nossa Rádio na web, iOS ou Android.

Assine gratuitamente a TEOmídia, vídeos cristãos para você e sua família. Assista quando quiser, onde quiser.

Compartilhe esta mensagem:
Post anterior
Como lutar contra a nossa natureza ansiosa, caótica e sem paciência?
Próximo post
O valor da verdadeira amizade
O conteúdo dos artigos assinados refletem a opinião, conceitos e ideias pessoais do seu autor e não, necessariamente, do TEOmídia Blog, que se exime de qualquer responsabilidade pelos mesmos.
  • Contato
  • Permissões de Publicação
  • Política de Privacidade
Siga a TEOmídia:
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
Menu