• Quem Somos
    • Declaração de Fé
    • TEOmídia
    • TEOmídia Blog
    • TEOmídia Cast
    • TEOmídia Rádio
  • Assuntos
    • Apologética
    • Casamento
    • Devocional
    • Ensino Cristão
    • Ensino Infantil
    • Estudo Bíblico
    • Evangelismo
    • Igreja
    • Sociedade
    • Teologia
    • Vida Cristã

Olhar, o melhor remédio para a ansiedade

Diego Venancio
20/04/2020
Procurar alívio para as nossas ansiedades na razão e no ser humano só gera, em nós, mais insegurança ainda. Mas ao voltarmos o nosso olhar para Deus e o que Ele tem feito, encontramos segurança.


Vamos olhar o texto que se encontra em Mateus 6.22-23:

“São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso;
se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!” (Mateus 6.22-23)

O remédio é olhar

Jesus discorre, neste trecho do seu Sermão do Monte, sobre a questão da ansiedade a respeito das questões dessa vida. Ele aborda, mais especificamente, a relação de um discípulo de Jesus com o dinheiro. Jesus afirma que é impossível viver para agradar a dois senhores. Diz que não se pode servir a Deus e a Mamon.
A preocupação excessiva com as coisas desta terra revela um coração dividido, um coração que não confia na provisão do Criador.
Mas, quero fazer um destaque interessante: o remédio que Jesus dá para uma mente ansiosa, desacreditada, é olhar.
Separei os versículos 22 e 23, de Mateus 6, porque Jesus diz que os olhos, que são as ferramentas que temos para olhar, são responsáveis por trazer luz ou trevas a todo o corpo.

Iluminismo ou obscurantismo?

No século 18 inaugurou-se o período da iluminação da mente humana, também conhecido como Iluminismo. Deus foi tirado de cena. As coisas relativas a Cristo foram deixadas de lado. O foco foi mudado e o olhar se voltou de Deus para o homem. Agora, a razão humana e tudo aquilo que poderia ser comprovado pela experiência é que passava a valer.
Quero que você coloque o seu olhar sobre a questão que desejo destacar. Foi a partir do iluminismo que a razão humana se tornou a baliza para definir o que é bom e mal, o que é certo e o que é errado. O transcendente foi completamente deixado de lado.
Eu chamaria este momento de um “entenebrecer da alma” ou obscurecer da alma.
Ao contrário do que o movimento iluminista mostra, à luz das Escrituras a absolutização da mente humana não significa olhar para a luz. Significa não ver nada, significa trevas. Ao tirar Deus do cenário, a mente do homem se entenebrece. Com a mente obscurecida vêm os medos que sondam a alma e certamente a dominarão.

Jesus ensina o remédio

Mas, Jesus preparou um outro destino aos Seus discípulos. Jesus ensinou o remédio: olhar.
A receita para aqueles que estão vivendo no egoísmo, conduzindo as suas vidas pelos seus próprios braços, pensando, apenas, no que lhes é devido, está nos versículos 26 a 30 de Mateus 6:

“Olhai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?
Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?
E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Olhai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam.
Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?” (Mateus 6.26-30)

O segredo é para onde olhar

Veja que interessante: para olhos entenebrecidos, que já não podem olhar, ele diz: “levante a cabeça e olhe”. Volte o seu olhar para a ordem das coisas, para o governo de Deus em toda a sua criação.
Jesus não diz para olhar para a conjuntura política ou para olhar para a organização dos povos. Ele diz para olhar as aves do céu e para olhar os lírios do campo. Isso não é fantástico?

Esperar pela provisão de Deus é ter fé

Ao final do versículo 30, Jesus dá o golpe final no pensamento iluminista reinante nessa época em que vivemos. Chama os homens que não esperam, de Deus, a sua provisão, de “homens de pequena fé”.
Portanto, a fé é algo imprescindível para o discípulo de Jesus. Crer no transcendente é ter lucidez, é ter os olhos abertos e iluminados para  poder olhar.
Se você está passando por apuros financeiros, saiba que Deus vai prover o socorro para aquilo que é a sua maior necessidade. Ele dará, a você, o que comer e o que vestir. Isso nunca faltará ao discípulo de Jesus.
Você ainda tem certas dúvidas quanto a isso? Então, para você, repito as palavras do nosso mestre:

“Olhai as aves do céu… olhai como crescem os lírios do campo”. (Jesus)

Nós só temos que obedecer e olhar.

Ao olhar, descanse

O governo do nosso Deus não está em crise. Ao contrário, tudo está na mais perfeita ordem.
Descanse na provisão do nosso Deus. Nós somos muito mais importantes do que as aves e os lírios. Somos o alvo do seu amor, amor que nos resgatou dos nosso pecados. Ele tirou os nossos olhos das trevas e os iluminou para que pudéssemos olhar e reconhecer Deus em todas as coisas.
Que Deus nos ajude a olhar e termos fé.

 

Gostou desse texto sobre o melhor remédio contra a ansiedade, que é olhar?

Compartilhe com os seus amigos, sua igreja e familiares.

Deixe seu e-mail abaixo e avisaremos de cada novo post!

Assista essa mensagem em vídeo no nosso canal de Youtube.

Conheça o TEOmídia Cast. Ouça nossa Rádio na web, iOS ou Android.

Assine gratuitamente a TEOmídia, vídeos cristãos para você e sua família. Assista quando quiser, onde quiser.

Compartilhe esta mensagem:
Post anterior
Coronavírus: é possível ter segurança em meio à crise?
Próximo post
Pastor corre perigo de idolatria no ministério
O conteúdo dos artigos assinados refletem a opinião, conceitos e ideias pessoais do seu autor e não, necessariamente, do TEOmídia Blog, que se exime de qualquer responsabilidade pelos mesmos.
  • Contato
  • Permissões de Publicação
  • Política de Privacidade
Siga a TEOmídia:
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
Menu