• Quem Somos
    • Declaração de Fé
    • TEOmídia
    • TEOmídia Blog
    • TEOmídia Cast
    • TEOmídia Rádio
  • Assuntos
    • Apologética
    • Casamento
    • Devocional
    • Ensino Cristão
    • Ensino Infantil
    • Estudo Bíblico
    • Evangelismo
    • Igreja
    • Sociedade
    • Teologia
    • Vida Cristã

Más notícias sempre me metem medo

Diego Venancio
25/10/2024
Embora nossa geração não esteja preparada para adversidades, elas nos alcançam. Como lidar com as más notícias que nos surpreendem? Fugir ou negar não resolve. Quem pode nos ajudar?


Ninguém gosta de receber más notícias. Assim, é natural evitarmos o mal. Mas percebo que a sociedade atual tenta fugir de todo tipo de adversidade.

Enfrentando más notícias

Acredito que, no passado, como as pessoas viviam em maior pobreza, as famílias enfrentavam lutas e más notícias com mais frequência. Elas eram, forçosamente, mais preparadas para lidar com as adversidades. Na sociedade do “conforto acima de tudo”, perdemos a capacidade de tolerar até mesmo pequenas contrariedades.

Essa é a minha impressão.

A nossa tolerância à adversidade é muito baixa. Digo isso por mim mesmo. Não quero ser hipócrita ao apontar esse problema e me excluir dele. É uma constatação difícil de admitir mas verdadeira.

Ao ler o Salmo 112, senti um momento de tristeza, pois percebi que não me enquadro nele. No entanto, ao refletir mais profundamente, entendi que o Salmo 112 fala de outra pessoa, e não de mim.

O homem do Salmo 112

Vamos explorar esse Salmo e observar o que ele tem a dizer sobre as más notícias, como enfrentá-las e quem realmente pode viver de acordo com o que o Salmo descreve.

Nos versículos 5 a 7, lemos o seguinte:

“Ditoso o homem que se compadece e empresta; ele defenderá a sua causa em juízo;

não será jamais abalado; será tido em memória eterna.

Não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante no Senhor.” (Salmo 112.5-7)

O homem descrito nesse Salmo possui uma série de características que o diferenciam de uma pessoa comum. Ele se compadece, empresta, defende no juízo, é forte, não se abala e será lembrado pelos seus feitos. Esse indivíduo, por sua força, não se perturba com más notícias e tem o coração firme e confiante no Senhor.

É natural tentarmos nos ver nos Salmos, buscando semelhanças com nossa própria realidade. Queremos encontrar um ponto de apoio para fazer dos Salmos a nossa oração a Deus. No entanto, apenas com esses três versículos já percebemos o quão distantes estamos dessa realidade.

Confissão de fraqueza ante as más notícias

Eu confesso! Eu tenho medo das más notícias. E como é o meu coração? Ora é confiante, ora é um tremendo covarde. Eu não tenho receio de expor minha fraqueza a você, meu irmão, por uma razão bastante simples: sei que você é exatamente como eu.

No entanto, não há razão para desespero, porque o texto do Salmo não está falando de uma pessoa comum.

Vejamos o que dizem os versículos 8 e 9 do Salmo 112:

“O seu coração, bem firmado, não teme, até ver cumprido, nos seus adversários, o seu desejo.

Distribui, dá aos pobres; a sua justiça permanece para sempre, e o seu poder se exaltará em glória.” (Salmo 112.8-9)

Novamente, vemos a ideia de firmeza de coração e coragem. O Salmo descreve esse homem como poderoso, porque ele verá seus desejos se cumprirem sobre os adversários.

Mas ele não pode ser um homem comum. Pense comigo: sob quais circunstâncias você tem total domínio sobre a vida?

Eu vou dar um exemplo: eu prometi estar na minha igreja no próximo domingo, junto com os meus irmãos e amigos, para cultuar ao meu Deus. Veja bem, eu farei todo o possível para comparecer, pois prometi, mas a verdade é que eu não tenho como garantir minha presença. Eu posso adoecer, algo inesperado pode ocorrer ou até mesmo eu posso morrer. A verdade incontestável é que somente Deus tem poder para garantir minha presença.

A Palavra de Deus e a nossa fraqueza

Embora eu tente cumprir minha palavra, a verdade é que ela não vale muito, pois sou finito, mortal, fraco e sem domínio sobre o tempo e o espaço.

Por outro lado, a palavra de Deus tem poder, pois Deus é eterno. Ele tem total domínio sobre o tempo e o espaço. O que Deus diz pode ser considerado realizado, pois, enquanto estamos sujeitos ao tempo, Deus é o Criador do tempo. É por isso, o versículo 9 afirma que a justiça de Deus permanece para sempre e Seu poder será exaltado em glória.

A pessoa descrita no Salmo

De fato, a pessoa descrita no Salmo é Deus, mais especificamente, Emanuel, o Deus conosco — Jesus Cristo, o Filho de Deus encarnado, Aquele que foi gerado, não criado, e que é da mesma substância do Pai.

Jesus Cristo não teme más notícias. Já eu…

Agora vejamos:

No versículo 1, Jesus é o bem-aventurado que teme ao Senhor plenamente e se deleita verdadeiramente nos mandamentos de Deus.

“Aleluia! Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor e se compraz nos Seus mandamentos.” (Salmo 112.1)

Já no versículo 2, a descendência de Jesus Cristo, Seu povo comprado por alto preço, Sua igreja, será abençoada — a geração dos justos.

“A sua descendência será poderosa na terra; será abençoada a geração dos justos.” (Salmo 112.2)

Agora, no versículo 3, na casa de nosso Senhor há verdadeira riqueza e prosperidade, e Seu poder garante a justiça para sempre.

“Na sua casa há prosperidade e riqueza, e a sua justiça permanece para sempre.” (Salmo 112.3)

E no versículo 4, Jesus é benigno, misericordioso e justo.

“Ao justo, nasce luz nas trevas; ele é benigno, misericordioso e justo.” (Salmo 112.4)

Percebe como é impossível que um homem comum se enquadre nessa descrição?

A nossa herança em Cristo

Então, o que fazer diante disso, meu irmão?

Sim, as más notícias ainda afligem você. A sua confiança é inconstante, e suas obras não permanecerão para sempre. Mas você tem Jesus Cristo como seu Senhor, e é herdeiro com Ele de tudo o que Ele conquistou.

Sim, Ele nos comprou por meio de Sua maravilhosa obra, que inclui o nascimento virginal, a vida perfeita de obediência, a morte vicária substitutiva e a ressurreição gloriosa, garantindo nosso sucesso Nele.

No início, eu fiquei triste ao ler o Salmo, mas logo me revigorei, pois sei que conquisto tudo isso em Cristo.

As más notícias não me derrubarão. O mal não durará para sempre; a justiça e o bem já estão reservados para mim, agora e por toda a eternidade.

Quando chegarem as más notícias, apresente-as Àquele que não teme nada em tempo algum.

Deus o abençoe.

Você gostou deste texto sobre como enfrentar as más notícias?

Compartilhe com os seus amigos, sua igreja e familiares.

Deixe seu e-mail abaixo e avisaremos de cada novo post!

Assista essa mensagem em vídeo no nosso canal de Youtube.

Conheça o TEOmídia Cast. Ouça nossa Rádio na web, iOS ou Android.

Assine gratuitamente a TEOmídia, vídeos cristãos para você e sua família. Assista quando quiser, onde quiser.

Compartilhe esta mensagem:
Post anterior
Cloe denuncia os problemas da sua igreja
Próximo post
Nascer de novo é possível?
O conteúdo dos artigos assinados refletem a opinião, conceitos e ideias pessoais do seu autor e não, necessariamente, do TEOmídia Blog, que se exime de qualquer responsabilidade pelos mesmos.
  • Contato
  • Permissões de Publicação
  • Política de Privacidade
Siga a TEOmídia:
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
Menu