• Quem Somos
    • Declaração de Fé
    • TEOmídia
    • TEOmídia Blog
    • TEOmídia Cast
    • TEOmídia Rádio
  • Assuntos
    • Apologética
    • Casamento
    • Devocional
    • Ensino Cristão
    • Ensino Infantil
    • Estudo Bíblico
    • Evangelismo
    • Igreja
    • Sociedade
    • Teologia
    • Vida Cristã

Evangelho: o verdadeiro tesouro da Igreja

Suny Gentilal
23/07/2021
O evangelho distingue a Igreja do mundo, define a mensagem e a missão da Igreja no mundo e protege o povo de Deus contra os dardos inflamados do maligno e dos falsos encantos do pecado.


No século XVI, Martinho Lutero publicou suas 95 teses, dentre as quais encontramos a seguinte sobre o evangelho:

“O verdadeiro tesouro da Igreja é o santíssimo evangelho da glória e da graça de Deus.” (Tese 62)

O evangelho é essencial

Nós cristãos acreditamos que o evangelho é essencial para entrarmos no Reino de Deus. Não podemos ser filhos de Deus sem ele. Não é somente a porta de entrada para o Reino de Deus; é por meio dele que também permanecemos firmes no Reino de Deus.
Em seu livro sobre Gálatas, Timothy Keller diz:

“[O evangelho é o] abecedário da vida cristã.” (Timothy Keller, Gálatas para você, São Paulo: Vida Nova, 2015)

Isso significa que nós cristãos precisamos do evangelho, assim como o ímpio necessita dele para ser salvo.
Estamos vivendo num cenário bastante complicado. Muitas ditas igrejas em nossos dias pregam um evangelho totalmente diferente daquele pregado pelos apóstolos. O verdadeiro tesouro da Igreja foi substituído por falsos evangelhos. Esses têm como objetivo agradar aos homens e não a Deus. Por isso, encontramos muitas igrejas cheias de pessoas incrédulas.
Em seu livro sobre membros de igreja, Thabiti Anyabwile diz o seguinte:

“O evangelho distingue a Igreja do mundo, define a mensagem e a missão da Igreja no mundo e protege o povo de Deus contra os dardos inflamados do maligno e dos falsos encantos do pecado. O evangelho é absolutamente vital para uma igreja cristã e um cristão saudável, vibrante, alegre, perseverante e esperançoso. O evangelho é tão essencial à vida cristã que precisamos saturar-nos com ele para sermos membros de igreja saudável.” (Thabiti Anyabwile, O que é um membro de igreja saudável?, Editora Fiel, 2016, p. 50)

O que distingue a Igreja do mundo é o evangelho

O que nos distingue do mundo é a mensagem do evangelho. Sem ela, nada de especial temos a dizer ao mundo. É por essa razão que o evangelho deve ser pregado e cantado em nossas igrejas locais. É triste o cenário que vivemos hoje, com pastores agindo como coaches, pregando mensagens de autoajuda. Um dos motivos que levou o apóstolo Paulo a escrever a Epístola aos Gálatas é que eles estavam, rapidamente, abandonando o evangelho autêntico para dar ouvidos ao falso evangelho pregado pelos mestres judaizantes. No primeiro capítulo de Gálatas, Paulo diz o seguinte:

“Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho,
o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo.” (Gálatas 1.6-7)

Paulo deixa claro que não existe outro evangelho; há somente um. Não existem outros mediadores; somente Jesus Cristo é o Mediador entre Deus e os homens. Outro evangelho, na verdade, é falso evangelho; em vez de trazer vida, traz maldição.
O cenário vivido nas igrejas da Galácia é comum em nossos dias. Muitas igrejas estão doentes porque abandonaram o evangelho. Não existe igreja saudável sem o evangelho verdadeiro. Sem ele, não há pessoas redimidas por Jesus Cristo; sem ele, não há pessoas unidas por Cristo como Seu corpo. Uma das marcas de uma igreja verdadeira é que nela se prega o verdadeiro evangelho.
Hoje, assim como na época de Paulo e de Lutero, precisamos voltar ao evangelho. A mensagem da Igreja é o evangelho de Cristo e não nossas próprias filosofias.

Permaneçamos firmes no evangelho de Jesus Cristo

Querido leitor,
a minha oração é que você permaneça firme na verdade do evangelho, do verdadeiro evangelho. Ninguém está autorizado, nem a diminuir nem a aumentar o seu conteúdo.
Se você deseja crescer em maturidade cristã, isso só será possível se permanecer firme no evangelho. Se deseja que a sua igrejas permaneça saudável, isso só acontecerá quando o verdadeiro evangelho for pregado do púlpito. É nele que a sua igreja local deve estar centrada.
Que Deus o abençoe e o ajude a permanecer sempre firme no verdadeiro evangelho.

 

Gostou deste texto sobre o evangelho?

Compartilhe com os seus amigos, sua igreja e familiares.

Deixe seu e-mail abaixo e avisaremos de cada novo post!

Assista essa mensagem em vídeo no nosso canal de Youtube.

Conheça o TEOmídia Cast. Ouça nossa Rádio na web, iOS ou Android.

Assine gratuitamente a TEOmídia, vídeos cristãos para você e sua família. Assista quando quiser, onde quiser.

Compartilhe esta mensagem:
Post anterior
Futebol para a glória de Deus
Próximo post
Fake news: uma novidade ou um mal antigo?
O conteúdo dos artigos assinados refletem a opinião, conceitos e ideias pessoais do seu autor e não, necessariamente, do TEOmídia Blog, que se exime de qualquer responsabilidade pelos mesmos.
  • Contato
  • Permissões de Publicação
  • Política de Privacidade
Siga a TEOmídia:
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
Menu