• Quem Somos
    • Declaração de Fé
    • TEOmídia
    • TEOmídia Blog
    • TEOmídia Cast
    • TEOmídia Rádio
  • Assuntos
    • Apologética
    • Casamento
    • Devocional
    • Ensino Cristão
    • Ensino Infantil
    • Estudo Bíblico
    • Evangelismo
    • Igreja
    • Sociedade
    • Teologia
    • Vida Cristã

Coronavírus: é possível ter segurança em meio à crise?

Suny Gentilal
13/04/2020
O evangelho sempre foi e continuará a ser o consolo do crente frente ao coronavírus.


O mundo inteiro está vivendo momentos de crise na saúde causada pelo coronavírus, ou COVID-19. Isso tem deixado as pessoas inseguras e assustadas diante de um inimigo que até agora é desconhecido.

Muitos sentem medo e desespero

Notícias nos chegam de todo lugar. As ruas das cidades estão vazias pois os seus habitantes estão em quarentena, cada um na sua casa.
No dia 9 de abril de 2020, o Ministério da Saúde atualizou a situação do coronavírus no Brasil mostrando que os números da doença subiram para 17.857 casos confirmados e 941 óbitos. No mundo, na mesma data, segundo a Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, já há 1.595.350 casos confirmados e 95.455 mortos.
O medo e o desespero diante dessa pandemia inunda o coração de muitos. Os planos idealizados em relação ao futuro estão sendo, totalmente, sucumbidos. O medo da morte tem inquietado e roubado a paz de muitos.

Conforto e consolo

“Mas o que me der ouvidos habitará seguro, tranquilo e sem temor do mal” (Provérbios 1.33)

Martyn Lloyd-Jones, em 1951, pregou uma série de sermões na Capela de Westminster, em Londres, intitulada “Não se Perturbe o Coração de Vocês”. Esses sermões foram pregados em tempos difíceis para as pessoas da Grã-Bretanha. Logo após a Segunda Guerra Mundial, surgiram vários problemas econômicos, políticos, nacionais e pessoais. E, como sabemos, a ameaça da Guerra Fria estava à porta e o temor de uma guerra nuclear pairava sobre os cidadãos daquela época.
Diante daquela terrível crise, era preciso uma palavra de conforto e consolo. Foi sob esse contexto que  Loyd-Jones se levantou para edificar os cristãos e conduzir os descrentes ao entendimento de como homens e mulheres podem enfrentar as questões de vida e morte.

O evangelho é a resposta

O evangelho é a resposta para todos nossos temores e anseios. Foi isso que Loyd-Jones mostrou para seu público e creio que precisamos, mais do que nunca, aplicar essa verdade nos nossos dias. O evangelho de Cristo é a resposta para nossos anseios e temores diante da pandemia causada pelo coronavírus.
Em tempos como este precisamos do evangelho para lembrarmos de que, em Cristo Jesus, estamos seguros. Precisamos dele para podermos descansar, tranquilos, sem temor do mal.
Isso não significa que os cristãos não podem sofrer perdas, não possam passar por dores ou angústias. Significa que, diante desta pandemia, nós, cristãos, nos alegramos em saber que os sofrimentos do presente não se comparam com a glória que será revelada em nós.

Alegria em meio ao sofrimento

O apóstolo Paulo ensinou-nos sobre isso:

“Considero que os sofrimentos do presente não se podem comparar com a glória que será revelada em nós.” (Romanos 8.18)

Os cristãos são um povo que consegue ter alegria em meio ao sofrimento!
Isso pode parecer uma contradição pois, para muitos, a alegria e o sofrimento são duas coisas totalmente antagônicas. Porém, nós, cristãos, entendemos que a nossa esperança nos permite passar por momentos de sofrimento com segurança. E mais, nós encontramos alegria nisso.
Na plataforma de vídeos cristãos, TEOmídia, há um estudo do pastor batista John Piper, que tem como título “Qual o Segredo da Alegria no Sofrimento?”. Assista aqui.

Não desanimamos

O evangelho é a mensagem de um Salvador que sofreu. Cristo identifica-se com o nosso sofrimento que, por Sua causa, produzem glória eterna que possui um peso maior do que todos sofrimentos.
Veja o que Paulo escreveu em 2 Coríntios 4.16-18:

“Por isso não nos desanimamos. Ainda que o nosso exterior esteja se desgastando, o nosso interior está sendo renovado todos os dias.
Pois nossa tribulação leve e passageira produz para nós uma glória incomparável, de valor eterno,
pois não fixamos o olhar nas coisas visíveis, mas naquelas que não se veem; pois as visíveis são temporárias, ao passo que as que não se veem são eternas”. (2 Coríntios 4.16-18)

Esse texto é importante. O apóstolo Paulo está falando sobre o evangelho e diz que, por causa de Cristo, eles passam por sofrimentos sem desanimar.

Sempre é bom lembrar

Diante da crise do coronavírus que estamos vivendo seria bom lembrarmos disto:

“Ainda que o nosso exterior esteja se desgastando, o nosso interior está sendo renovado todos os dias”. (2 Coríntios 4.16)

A segurança que temos diante desta pandemia é que não importa o que acontecer com nosso exterior, o nosso interior está sendo renovado. Os sofrimentos renovam nosso interior; Tiago nos diz que a prova da nossa fé produz perseverança.

“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois sabem que a prova da sua fé produz perseverança.” (Tiago 1.2-3)

Como eu já tinha dito, nós cristãos nos alegrarmos em meio ao sofrimento. A nossa alegria está no fato de sabermos o que nos espera no final desta jornada. As nossas tribulações, aqui, estão produzindo uma glória incomparável, de valor eterno.

A crise do coronavírus

Como vimos no início deste artigo, as notícias, em relação ao coronavírus, nos chegam de todas as partes. Não é ruim manter-se informado e até mesmo prevenir-se contra o vírus. Aliás, o homem prudente é aquele que, quando percebe o perigo, busca refúgio e não se entrega a ele.

“O prudente percebe o perigo e busca refúgio; o inexperiente segue adiante e sofre as consequências” (Provérbios 27.12)

Por essa razão é sábio dar ouvidos ao Ministério da Saúde e manter-se isolado, em casa, até as coisas melhorarem. Dou graças a Deus pelo fato de muitas igrejas terem cancelado os seus ajuntamentos públicos. Pastores estão alertando as pessoas a ficarem em casa.
Por outro lado, as notícias que recebemos não podem nos deixar em total desespero. Devemos sempre nos lembrar de que somos peregrinos neste mundo caído. Os nossos olhos devem estar fixados nas coisas do porvir.
Nós, cristãos, podemos ter a certeza de que estamos seguros em Cristo. A nossa segurança está no fato de que, em Cristo, somos cidadãos do Reino de Deus, não pertencemos a este mundo caído.
Podemos ter segurança em meio a pandemia, pois o evangelho é a resposta em meio ao sofrimento.

Vamos refletir e aproveitar o momento

Querido irmão, é verdade que estamos todos preocupados com o COVID-19. Mas quero convidar você a refletir sobre o que abordamos até agora. Fique em casa, seja prudente e evite aglomerações. Contudo, coloque os seus olhos fixos nas coisas do porvir. A nossa esperança está em Cristo.
Nós todos estamos aguardando a segunda vinda de Cristo. Sabemos que Ele virá e reunirá o Seu povo. Juntos, para sempre, gozaremos da vida eterna com Deus. Lá não haverá doenças, nem sofrimento, angústia ou morte. Viveremos para sempre com nosso Senhor.
A nossa esperança está em Cristo. Aproveite esse tempo de quarentena para, juntos, em família, fazermos cultos familiares. Oremos pelo Brasil, pelos membros de sua igreja local, pelos profissionais de saúde. Oremos pelos países afetados pelo coronavírus. Vamos estudar a Sagrada Escritura, cantar hinos ao Senhor. Vamos ligar para os nossos familiares e para os membros da nossa igreja local para sabermos como estão. Ofereça orar por eles.

Conclusão

Que Deus nos ajude a passar por esses momentos difíceis, confiando em Sua providência. A minha oração é que, diante dessa imensa crise que todos estamos passando, possamos ver crescer em nós uma glória eterna de valor eterno.
Em tempos de crise, somos desafiados a confiar no nosso Senhor.
Que Deus nos ajude.

Gostou desse texto sobre a segurança que podemos ter em tempos de coronavírus?

Compartilhe com os seus amigos, sua igreja e familiares.

Deixe seu e-mail abaixo e avisaremos de cada novo post!

Assista essa mensagem em vídeo no nosso canal de Youtube.

Conheça o TEOmídia Cast. Ouça nossa Rádio na web, iOS ou Android.

Assine gratuitamente a TEOmídia, vídeos cristãos para você e sua família. Assista quando quiser, onde quiser.

Compartilhe esta mensagem:
Post anterior
Igrejas perdem a sua liberdade na quarentena?
Próximo post
Olhar, o melhor remédio para a ansiedade
O conteúdo dos artigos assinados refletem a opinião, conceitos e ideias pessoais do seu autor e não, necessariamente, do TEOmídia Blog, que se exime de qualquer responsabilidade pelos mesmos.
  • Contato
  • Permissões de Publicação
  • Política de Privacidade
Siga a TEOmídia:
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
Menu