• Quem Somos
    • Declaração de Fé
    • TEOmídia
    • TEOmídia Blog
    • TEOmídia Cast
    • TEOmídia Rádio
  • Assuntos
    • Apologética
    • Casamento
    • Devocional
    • Ensino Cristão
    • Ensino Infantil
    • Estudo Bíblico
    • Evangelismo
    • Igreja
    • Sociedade
    • Teologia
    • Vida Cristã

Besouro Azul, entretenimento e ideologia

Warton Hertz
15/09/2023
Assistir a um filme é puro divertimento? Entenda as mensagens explícitas e implícitas do filme Besouro Azul.


Atenção: alerta de spoilers pontuais sobre o filme Besouro Azul

Breve descrição de Besouro Azul

Quem foi assistir Besouro Azul nos cinemas certamente deu boas risadas.

Sem dúvida, o filme é leve e divertido. Coloca os valores familiares dentro de uma perspectiva positiva. Apresenta a velha fórmula de que o crime não compensa e o bem sempre vence.

Não há cenas de sexo, mas algumas piadas picantes não permitem dizer que é um filme para toda a família.

Há um ponto de atração extra para o público brasileiro. Bruna Marquezine, atriz brasileira, é protagonista com Xolo Maridueña, que é conhecido pelo seu papel em Cobra Kai. Eles fazem uma bela atuação conjunta como par romântico da trama.

Em geral, é um filme tranquilo. Não tem  lacrações constantes. Entretanto, há algo a destacar. A doutrinação ideológica nesta película foi discreta. Para quem não está atento, talvez seja até imperceptível.

A politização em Besouro Azul

Para começar, mesmo que em forma de piada, o tio do protagonista sugere que Batman é um fascista.

Pensando nos ideais de Bruce Wayne, entenderemos que existe aí uma crítica à lei e ordem e à classe alta. O rico empresário atua com sua armadura de homem-morcego. Usa sua força, prosperidade e influência, lutando com a polícia e as autoridades confiáveis de Gotham City. Juntos, então, combatem a corrupção política e o crime organizado.

A chamada ideologia woke nos Estados Unidos tem várias demandas. Por exemplo, há: Defund the police. Ou seja, demanda a diminuição do fundo público para a polícia.

Para as ideologias marxistas, as estruturas de Estado que asseguram a lei e a ordem são opressoras contra o proletariado.

Marxismo cultural

O marxismo cultural amplia a luta de classes para outras divisões sociais. Também enxerga a polícia como instrumento de opressão contra raças de cor ou minorias étnicas.

Em algumas cenas de Besouro Azul, por exemplo, é proposto que a polícia seria deliberadamente violenta contra os hispanos.

Além disso, a família Reyes, de origem hispânica, vive no lado pobre da cidade. Sua realidade é retratada como intransponível. Seria muito difícil, ou até impossível, passar a pertencer ao lado rico da metrópole de Palmera City.

Isso demonstra, então, uma visão de mundo claramente ideológica no filme.

Legitimação do espírito revolucionário

Ao fim da história, a família se une para resgatar Jaime Reyes, o Besouro Azul, sequestrado pelos vilões. Nisso, a vovozinha dele revela que foi uma revolucionária na América Latina em sua juventude.

Há cenas da senhorinha metralhando os adversários com uma super metralhadora futurista. Mais uma vez, essas cenas são retratadas com muito humor.

Contudo, fica clara a intenção de dar uma conotação positiva aos movimentos guerrilheiros da América Latina. Esses foram bem-sucedidos em alguns países, transformando suas nações em verdadeiras ditaduras de miséria e falta de liberdade.

Além disso, há discurso e pressuposições anti-imperalistas no desenrolar do enredo.

Conclusão

Enfim, o filme é bom e rende boas risadas com muita ação.

Como sabemos, a indústria do entretenimento de Hollywood está mergulhada em doutrinação explícita. Geralmente, nem tenta mais disfarçar.

Na realidade, a indústria do cinema recebe fortes aportes financeiros da China. Há quem diga que Hollywood já pertence totalmente à China. Outros bilionários metacapitalistas também fornecem apoio financeiro. Assim, defendem, através dos entretenimentos, seus interesses escusos.

Besouro Azul conseguiu oferecer algum divertimento sem forçar muito nesse sentido.

Não contem lacrações constantes, cenas explícitas de sexo ou nudez, ou temas LGBT. Não entra em assuntos de ideologia de gênero. Apesar disso, porém, fica-se a lamentar a doutrinação um pouco mais discreta. Essa também pode ser muito perigosa a quem não está atento e apenas assimila o conteúdo sem discernimento.

Diante dessas observações, se for assistir Besouro Azul, filtre os pontos negativos e divirta-se.

 

Gostou deste texto sobre o filme Besouro Azul?

Compartilhe com os seus amigos, sua igreja e familiares.

Deixe seu e-mail abaixo e avisaremos de cada novo post!

Assista essa mensagem em vídeo no nosso canal de Youtube.

Conheça o TEOmídia Cast. Ouça nossa Rádio na web, iOS ou Android.

Assine gratuitamente a TEOmídia, vídeos cristãos para você e sua família. Assista quando quiser, onde quiser.

Compartilhe esta mensagem:
Post anterior
O desprezo da sã doutrina em nossos dias
Próximo post
Arrependimento verdadeiro
O conteúdo dos artigos assinados refletem a opinião, conceitos e ideias pessoais do seu autor e não, necessariamente, do TEOmídia Blog, que se exime de qualquer responsabilidade pelos mesmos.
  • Contato
  • Permissões de Publicação
  • Política de Privacidade
Siga a TEOmídia:
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
Menu