• Quem Somos
    • Declaração de Fé
    • TEOmídia
    • TEOmídia Blog
    • TEOmídia Cast
    • TEOmídia Rádio
  • Assuntos
    • Apologética
    • Casamento
    • Devocional
    • Ensino Cristão
    • Ensino Infantil
    • Estudo Bíblico
    • Evangelismo
    • Igreja
    • Sociedade
    • Teologia
    • Vida Cristã

Ansiedade: 3 atitudes infalíveis para livrar-se dela

Diego Venancio
16/02/2021
A ansiedade pode servir ao menos para uma coisa: descobrir como ela é inútil. Entretanto, mesmo sabendo disso, é preciso combatê-la. O que pode nos ajudar a superar a ansiedade?


Este ano será um ano extremamente desafiador para combatermos a ansiedade.
Para isso, você que é crente precisa se lembrar de algumas coisas importantes para lutar contra a ansiedade.
A primeira coisa importante é lembrar que ansiedade é pecado. O que está por trás da ansiedade é uma autonomia falsa, que nos cega e nos faz sentir que temos tudo sob controle, quando na verdade nunca temos nada sob nosso controle.
Foi pensando nisso que separei três atitudes que você pode, além de colocar em prática, manter em sua mente exercitar durante todo esse ano.

Para combater a ansiedade, leia a sua Bíblia

Parece óbvio, mas veja só: a Palavra de Deus nos afirma que a fé vem pela pregação e a pregação da Palavra de Deus.

“E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.” (Romanos 10.17)

Neste mundo nós vivemos pela fé.
Deus é Espírito; não O vemos, mas Seus feitos estão à nossa volta. Estamos no mundo de Deus. O Salmo 24 nos ensina isso.

“Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam.” (Salmo 24.1)

Nosso pecado nos coloca numa condição de ceticismo. Não vemos naturalmente a Deus a não ser que isso nos seja revelado pela Palavra de Deus.
Nesse ponto, dependemos completamente da Palavra de Deus. Para sermos constantemente convencidos de que vivemos no mundo de Deus, guiados por Ele, sustentados por Ele, crendo que nada foge do Seu controle, precisamos continuamente lavar a nossa mente na Sua Palavra para que passemos a confiar que nada foge ao Seu controle.
Lá em Gênesis 3, o evento da Queda nos convenceu de que temos alguma participação na construção da nossa história. Todavia, isso é mais uma mentira que o pecado nos conta. Essa história toda é na verdade a grande e maravilhosa história de um Deus Redentor, cheio de graça. Portanto, a sua vida já está escrita e determinada por Ele em tudo.
Diante dessa afirmação, constatamos que a ansiedade só serve para uma coisa: para percebermos o quanto ela é inútil. É um sofrimento antecipado e vão.

Para combater a ansiedade, é preciso estar em constante oração

O famoso texto de Filipenses 4 diz:

“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.” (Filipenses 4.6)

Paulo diz para não ficarmos ansiosos por coisa alguma e apela para que apresentemos nossas súplicas, anseios e petições diante de Deus.
Nós temos o mau hábito de achar que algumas coisas são pequenas demais para colocarmos diante de Deus com petição.
Eu, por exemplo, estou precisando definir como fazer com o ensino do meu filho. Busquei escolas que estejam dentro dos critérios que eu estabeleci, com o custo que posso pagar. Até agora não encontrei nada. Além disso, quase caí de costas com os preços praticados pelas escolas.
A minha primeira providência foi pedir ao Senhor que me ajude nesse assunto que é de suma importância, pelo menos para a minha família. O caminho que tenho visto é o do homeschooling, pelo menos neste primeiro ano. Isso, na verdade, estou achando uma grande bênção. Deus pode estar fechando as portas comuns justamente para que eu adote o ensino domiciliar com meu filho.
Não há nenhum passo que possamos dar nesta vida no qual Deus não esteja.
Meu caro leitor, desista de resolver as coisas com o seu braço. Coloque todas as coisas que o afligem diante de Deus, mesmo que seja uma unha encravada. Assuma a sua total insignificância para resolver as mínimas coisas.
Que Deus o convença de que você está onde está porque Ele mesmo o levou aí. Essa atual posição não foi alcançada pelo seu sucesso ou fracasso. Deus poderia tê-lo livrado das suas más escolhas, se Ele quisesse; no entanto, Ele deixou que você chegasse aonde chegou.

Para combater a ansiedade, perceba a paz de Deus

Continuando em Filipenses 4, lemos:

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.” (Filipenses 4.7)

Após os passos anteriores, você perceberá um milagre acontecendo, um oásis no meio do deserto, um refrigério no meio da tribulação, como uma brisa suave em meio ao calor escaldante.
Algo vai encher o seu coração de paz e confiança. Uma alegria vai inundar o seu ser, mesmo que tudo esteja um caos. E é preciso que estejamos alertas para perceber o cuidado de Deus nessa paz.
Só podemos perceber isso se estivermos ligados, antenados, conectados com a Palavra de Deus. Porque a paz de Deus, a incompreensível paz de Deus, é uma nuance, é algo suave, que vai tomando o seu coração e vai, como diz o versículo, guardando, protegendo seu coração de coisas vãs, inúteis, que o levam para o mar das preocupações.
Não pode perceber a paz que vem de Deus aquele que está atribulado, correndo para que as coisas sejam feitas ao seu modo.
Nós precisamos parar, respirar, meditar, para perceber que Deus está agindo e providenciando no mínimo a paz e a sanidade para passarmos pela prova em que estamos.
Certamente o Deus da paz estará conosco quando O buscarmos e nos deleitarmos nEle. Certamente Sua graça vai nos abraçar nos momentos mais difíceis da nossa vida.

Conclusão

Que assim possamos ser conhecidos como crentes confiantes na boa mão de Deus e não sejamos mais reféns da doença deste século: a ansiedade.

“Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida.” (Salmo 23.6a)

 

Gostou deste texto sobre como combater a ansiedade?

Compartilhe com os seus amigos, sua igreja e familiares.

Deixe seu e-mail abaixo e avisaremos de cada novo post!

Assista essa mensagem em vídeo no nosso canal de Youtube.

Conheça o TEOmídia Cast. Ouça nossa Rádio na web, iOS ou Android.

Assine gratuitamente a TEOmídia, vídeos cristãos para você e sua família. Assista quando quiser, onde quiser.

Compartilhe esta mensagem:
Post anterior
Um novo ano, uma antiga providência
Próximo post
Esperança para um mundo sem esperança
O conteúdo dos artigos assinados refletem a opinião, conceitos e ideias pessoais do seu autor e não, necessariamente, do TEOmídia Blog, que se exime de qualquer responsabilidade pelos mesmos.
  • Contato
  • Permissões de Publicação
  • Política de Privacidade
Siga a TEOmídia:
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
Menu