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A questão da culpa de Adão e Eva

Renato Oliveira
31/03/2019
De quem foi a culpa, de Adão ou Eva, afinal de contas? Faz diferença sabermos quem foi que pecou?


 

Há muitas controvérsias a respeito de quem foi mais culpado na queda da humanidade ocorrida no Jardim do Éden. Por essa razão, é natural que surja a pergunta: Quem foi mais culpado? Adão ou Eva?

A culpa de Adão e Eva

Vamos, então, analisar as Escrituras e procurar uma resposta sobre o assunto. Citarei os textos bíblicos para que você não pense que essas são ideias que saíram da minha cabeça.
Primeiro, vejamos qual foi a ordem dada por Deus em relação ao homem:

“E o Senhor Deus ordenou ao homem: Coma livremente de qualquer árvore do jardim,
mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá.” (Gênesis 2.16-17)

A mulher, aqui, não havia sido criada ainda, mas isso não a isenta da culpa.

“Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: ‘Foi isto mesmo que Deus disse: Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim?’
Respondeu a mulher à serpente: ‘Podemos comer do fruto das árvores do jardim,
mas Deus disse: Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão.'” (Gênesis 3.1-3)

Quando Eva é questionada pela serpente a respeito da ordem de Deus, prontamente responde a pergunta. Isso indica que, mesmo que ela tenha sido criada depois da ordem de Deus a Adão, ela sabia da proibição de comer do fruto da árvore em questão.

“Disse a serpente à mulher: ‘Certamente não morrerão!
Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal’.
Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também.” (Gênesis 3.4-6)

Fica claro, aqui, que a única coisa que impedia Adão e Eva de comer o fruto era a ameaça da morte. Quando Eva é convencida de que isso não ocorreria e que, ainda, poderia adquirir um conhecimento que só a Deus competia, comeu do fruto e também o deu a Adão.
É bom salientarmos que ao cometer tal ato, Eva, primeiro, cogitou em ser como Deus e Adão, ao também comer do fruto, concordou com tal ato pecaminoso.
Mas é aqui que surge a questão:
Eva é mais culpada pelo fato de ter sido enganada primeiro e de só depois entregar o fruto a Adão? Ou Adão é mais culpado pelo fato de não ter impedido a conclusão do ato?
Alguns teólogos, como John Piper, sugerem que, como o texto diz que assim que Eva comeu do fruto, imediatamente o entregou ao seu marido, Adão estaria próximo a ela enquanto conversava com a serpente. Isso até faz sentido. Porém, outros, na defesa de Adão, dirão que Adão não estava próximo ao ponto de acompanhar a conversa. Eva, ao colher o fruto proibido o levou até Adão e ele, sem saber que se tratava do fruto proibido, o comeu “sem querer”.
Bem, isso não tem fundamento bíblico, uma vez que a escritura diz:

“O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo.
E o Senhor Deus ordenou ao homem: ‘Coma livremente de qualquer árvore do jardim,
mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá'”. (Gênesis 2.15-17)

Ora, se era o próprio Adão que cultivava o jardim, não saberia ele distinguir os frutos bons para comer identificando, assim, o fruto proibido? Seria como dizer que ele não sabia a diferença entre uma laranja e uma pêra. Além disso, o texto sugere que o próprio Deus mostrou a ele a árvore que possuía o fruto proibido. Então, Adão não tinha como comer o fruto “sem querer”.
Agora, se Adão estava perto ou longe de Eva no momento em que ela conversava com a serpente, isso não faz muita diferença. Vejamos algumas hipóteses:

  • Se ele estava perto e ouviu a conversa, ao comer do fruto ele concorda em pecar junto com a Eva,
  • Se ele estava longe e Eva foi ao seu encontro, quando ela lhe mostrou o fruto, ele o teria identificado antes de comer. Se o comeu sem nada questionar, é igualmente culpado, pois tinha sido alertado pessoalmente por Deus em não comê-lo;
  • Se Adão questionou Eva sobre o fruto proibido, ela teria teria dado alguma explicação mencionando a conversa com a serpente. Ao comer, cedeu, igualmente, ao mesmo desejo de Eva de ser igual a Deus.

Mas, então, quem foi o mais culpado?
A culpabilidade dos 2 se faz de igual valor, pois ambos ansiaram obter o conhecimento do bem e do mal de maneira ilícita, desobedecendo a ordem de Deus. Julgo que a culpabilidade de ambos seja igual, assim como é igual o valor do homem e da mulher perante Deus. Um não é mais importante do que o outro embora possuam funções diferentes: o homem tem a autoridade do lar e a mulher é a sua auxiliadora idônea.
Da mesma forma, Adão e Eva, igualmente, pecaram sendo, apenas, responsabilizados de maneiras diferentes. O homem era a autoridade responsável em manter a obediência a ordem inicial de seu Criador e a mulher a responsável em auxiliá-lo no cuidado do Jardim do Éden. Tanto isso é verdade, que Deus inquiriu, primeiramente, a Adão sobre o fato ocorrido. Só depois questionou Eva:

“Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim.
Mas o Senhor Deus chamou o HOMEM, perguntando: ‘Onde está você?’
E ele respondeu: ‘Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi’.
E Deus perguntou: ‘Quem lhe disse que você estava nu? Você comeu do fruto da árvore da qual lhe proibi comer?’
Disse o homem: ‘Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi.'” (Gênesis 3.8-12)

Ao ser questionado por Deus, Adão já manchado pelo pecado, não possui capacidade de arrependimento voluntária. A sua reação à pergunta foi a de culpar a Deus ao dizer: “FOI A MULHER QUE TU ME DESTE…”
Somente após inquirir Adão é que Deus se volta para mulher, e a questiona:

“O Senhor Deus perguntou então à mulher: ‘Que foi que você fez?’ Respondeu a mulher: ‘A serpente me enganou, e eu comi’. (Gênesis 3.13)

Eva, assim como Adão, não demonstra vislumbre algum de arrependimento e procura transferir a sua culpa à serpente. Perceba que a intenção de pecar e a reação após o pecado de Adão e Eva são bem similares. Nenhum dos dois é melhor ou pior. Como disse antes, apenas foram responsabilizados de maneiras diferentes:

“À mulher, ele declarou: ‘Multiplicarei grandemente o seu sofrimento na gravidez; com sofrimento você dará à luz filhos. Seu desejo será para o seu marido, e ele a dominará'”. (Gênesis 3.16)

Para que a sua transgressão fosse lembrada, Deus inseriu na carne da mulher as dores do parto e decretou que ela frustraria o seu desejo de ser a autoridade em seu lar, pois o seu desejo seria submetido ao homem.

“E ao homem declarou: ‘Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual eu lhe ordenara que não comesse, maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida.
Ela lhe dará espinhos e ervas daninhas, e você terá que alimentar-se das plantas do campo.
Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó e ao pó voltará.'” (Gênesis 3.17-19)

Aqui, o homem iria experimentar a frustração e a dor da provisão. A terra não mais daria, livremente, o seu fruto ao homem. Mas seria com suor que ele conseguiria o seu sustento e de sua família.
Mediante a obediência do homem a Deus, Ele pode ou não reduzir os efeitos dessa maldição, diminuindo, assim, a frustração do homem pelo seu extenuante trabalho.
Antes o homem dominava a terra. Agora essa resistiria a ele e, por fim, o engoliria em sua morte física.

 

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