• Quem Somos
    • Declaração de Fé
    • TEOmídia
    • TEOmídia Blog
    • TEOmídia Cast
    • TEOmídia Rádio
  • Assuntos
    • Apologética
    • Casamento
    • Devocional
    • Ensino Cristão
    • Ensino Infantil
    • Estudo Bíblico
    • Evangelismo
    • Igreja
    • Sociedade
    • Teologia
    • Vida Cristã

A doce presença de Jesus

Diego Venancio
02/02/2024
Você já parou para pensar que Aquele que tem toda a autoridade no céu e na terra nos dá o privilégio de desfrutarmos de sua doce presença?


A presença do nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo, está garantida. Por isso, meu irmão, permaneça em paz. Ele está com você nesse exato momento.

A vida, muitas vezes, é pesada. Ela nos reserva surpresas amargas e nos coloca diante de desafios imensos. Muitas vezes, precisamos tomar decisões difíceis. No entanto, o nosso Deus não nos abandona; essa é uma promessa.

Em Mateus 28:20b, Jesus diz:

E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

Um pouco antes dessa afirmação, Jesus diz que toda a autoridade lhe foi dada no céu e na terra. Isso significa que Jesus tem poder sobre tudo e sobre todos para fazer aquilo que deseja.

Com essa autoridade, ele fez uma grande promessa: a de estar conosco todos os dias até a consumação dos tempos.

Embora eu tenha começado este post com o texto de Mateus, é no Salmo 23 que desejo apresentar a doce presença do nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo; uma presença única em muitos aspectos.

A Presença do Bom Pastor

Neste salmo muito conhecido, a presença do Senhor é a grande tese. Aqui temos a apresentação do Senhor como um pastor. Jesus afirma em João 10.11 que Ele mesmo é o bom pastor.

Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.

O Salmo 23 está inserido num grupo de salmos messiânicos, que revelam de maneira profética aspectos da vida ou morte do Messias, que sabemos, é o Senhor Jesus.

Mas para que tenhamos o texto em mente, vamos à sua leitura:

O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.

Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso;

Refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.

Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.

Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.

Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre.

A Presença Cuidadora

O primeiro aspecto da presença de Jesus Cristo conosco é que sua presença é cuidadora.

Assim como um pastor é sensível às necessidades de suas ovelhas, Jesus também é sensível às nossas necessidades. Essa presença cuidadora não é apenas observacional, mas também ativa. Ou seja, Jesus Cristo é proativo em cuidar. Ele vai ao encontro de nossas necessidades, sanando-as.

Jesus Cristo, como o supremo pastor de nossas vidas, nos direciona aos campos verdejantes. Leva-nos para onde existe bom alimento, cuida do essencial para a nossa vida.

Sua presença nos direciona. Jesus não apenas observa nossa vida de longe, mas está ao nosso lado.

Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. (Mateus 6.31-33)

Aqui, Jesus afirma que conhece as nossas necessidades básicas e garante que não faltará. Creia nisso, meu irmão!

Nosso Senhor não o abandonará. Você pode se sentir sozinho, mas seus sentimentos estão errados, estão enganando você.

Você pode estar passando por apertos de ordem emocional, financeira, social, mas creia que Jesus é proativo em cuidar de você, e sua doce presença nunca o abandonará. Ele o guiará para os lugares verdejantes da paz.

A Presença Abrangente

A doce presença de Jesus não é apenas cuidadora, mas é abrangente, completa, total. No versículo 3 do Salmo 23, encontramos:

Refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.

Esse versículo mostra a abrangência do cuidado do nosso Senhor Jesus. É um cuidado que abarca a realidade espiritual, já que somos feitos de corpo e alma. Temos necessidades materiais, sem dúvida, mas também temos necessidades espirituais que não podem ser ignoradas.

Jesus sabe quais são essas necessidades e deu a Sua vida por essas necessidades. A nossa carência de comunhão com Deus fez com que o Filho de Deus viesse a este mundo entregar sua vida para resgatar o seu povo de seus pecados.

O pecado nos garantiu uma morte total. A morte na carne e na alma. A separação de Deus foi completa.

Mas Jesus nos salva dos nossos pecados através da sua morte e ressurreição e refrigera a nossa alma. Dá alívio neste nível; no nível espiritual.

A presença abrangente de Jesus nos santifica também. Quando o versículo 3 afirma que Ele guia pelas veredas por amor do seu nome, é porque precisamos ser como Ele. Pelo amor que Jesus tem pelo seu próprio nome, Ele nos conduz a sermos como ele é.

Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. (Romanos 8.29)

As veredas pelas quais Jesus nos conduz são justas. Jesus nos leva por elas para sermos perfeitos, para sermos santos, assim como Ele é santo.

Embora tenhamos um vale de sombra e de morte, sabemos que o Seu cuidado é total.

Certamente, nossas vidas passam por momentos de trevas, de dores. Sejam por doença, falta de recursos materiais, perseguição da fé, ou defesa de princípios. Há uma infinidade de motivos para sofrermos nesta vida. No entanto, não podemos perder de vista a presença abrangente do nosso Senhor Jesus.

A Sua vara e o Seu cajado nos tranquilizam.

Aceite a presença abrangente de Cristo!

Presença Constante e Eterna

 

Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre.” (Salmo 23.6)

Estamos diante do trecho mais belo das Escrituras. Essa afirmação deveria nos levar às lágrimas todas as vezes.

Se você retornar ao versículo 3, verá que Jesus Cristo, o bom pastor, nos leva pelas veredas da justiça. Esses caminhos não são cruéis, não são pesadas, sofridas. Pelo contrário, são repletas de bondade e misericórdia.

A presença do Senhor Jesus é constante, eterna, amorosa e fará com que estejamos ao seu lado eternamente.

Eu disse anteriormente que em Mateus 28.20 Jesus disse que lhe foi dada toda a autoridade nos céus e na terra.

A promessa é que esse Deus que tem toda a autoridade e poder age com bondade e misericórdia para conosco. Ele nos trouxe para perto quando nós queríamos estar longe.

Porém, seu grande amor desejou nossa presença, mudou nosso coração, e agora desejamos a Sua doce presença, amável presença.

E habitaremos eternamente em sua casa.

Mais do que qualquer coisa; Jesus quer um relacionamento conosco. Ele quer estar conosco, e esse fato é maravilhoso para nós.

Desfrute da presença do nosso Senhor Jesus Cristo! Ele o socorrerá no dia mal, o suprirá de todas as formas, de modo que você sempre estará satisfeito e Ele estará eternamente com você.

Que Deus o abençoe.

Você gostou desse texto a respeito da doce presença de Jesus?

Compartilhe com os seus amigos, sua igreja e familiares.

Deixe seu e-mail abaixo e avisaremos de cada novo post!

Assista essa mensagem em vídeo no nosso canal de Youtube.

Conheça o TEOmídia Cast. Ouça nossa Rádio na web, iOS ou Android.

Assine gratuitamente a TEOmídia, vídeos cristãos para você e sua família. Assista quando quiser, onde quiser.

Compartilhe esta mensagem:
Post anterior
As dores de seguir a Cristo
Próximo post
Maturidade proveniente do sofrimento
O conteúdo dos artigos assinados refletem a opinião, conceitos e ideias pessoais do seu autor e não, necessariamente, do TEOmídia Blog, que se exime de qualquer responsabilidade pelos mesmos.
  • Contato
  • Permissões de Publicação
  • Política de Privacidade
Siga a TEOmídia:
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
Menu