• Quem Somos
    • Declaração de Fé
    • TEOmídia
    • TEOmídia Blog
    • TEOmídia Cast
    • TEOmídia Rádio
  • Assuntos
    • Apologética
    • Casamento
    • Devocional
    • Ensino Cristão
    • Ensino Infantil
    • Estudo Bíblico
    • Evangelismo
    • Igreja
    • Sociedade
    • Teologia
    • Vida Cristã

Conhecimento e confiança no nome poderoso

Filipe Bentle
04/08/2023
Muitos aplicam boa parte de sua vida no conhecimento de Deus. Mas, quando as tempestades dessa vida vêm com fúria sobre você, é preciso bem mais que o mero conhecimento de quem Deus é.


Certamente conhecemos a história de Davi. Ele foi um jovem pastor de ovelhas que confiou no nome do Senhor dos Exércitos e derrotou o gigante Golias. Tornou-se rei de Israel, o povo de Deus. Entretanto, antes de isso acontecer, ele teve que passar por um tempo de preparação. Davi passou por algumas situações de grande aprendizado sobre as quais eu gostaria de refletir um pouco aqui.

Os obstáculos estão próximos

Quando você estiver determinado a enfrentar um desafio, com certeza surgirão muitos obstáculos. Eles podem estar mais perto do que você imagina, talvez até dentro da sua própria casa. Eliabe, o irmão mais velho de Davi, foi um dos primeiros a se oporem a ele. Quando Davi se propôs a enfrentar o gigante Golias, Eliabe acusou o pequeno pastor de estar lá apenas por curiosidade. Disse que o menino tinha ido só para assistir às batalhas.

“Ouvindo-o Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se-lhe a ira contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? E a quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção e a tua maldade; desceste apenas para ver a peleja.” (1Samuel 17.28)

Em seguida, o próprio rei Saul desdenhou da capacidade do jovem. Disse que Davi não teria a menor chance contra aquele soldado. Além de sua estatura gigantesca, ainda era guerreiro desde a sua juventude. O jovem pastor tinha tudo para desistir; em vez disso, porém, ele se fortaleceu ainda mais, contando suas proezas. Ele lhes contou que já passara por várias situações perigosas, enfrentando um urso e um leão para livrar suas ovelhas.

A confiança de Davi no nome do Senhor

Havia algo que aqueles homens não estavam enxergando. Davi não estava se movendo porque confiava na sua habilidade em enfrentar um urso e um leão. Não pensava que por causa disso estava apto a vencer o gigante. A verdade é que Davi conhecia o poderoso nome no qual ele cria.

“Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.” (1Samuel 17.45)

Davi acreditava em um nome, um nome que tem todo o poder.

A fraqueza dos dias de hoje

Isso tem falado muito ao meu coração nos últimos tempos. A confiança de Davi não estava na força do seu próprio braço. Estava em quem o capacitou a derrotar o urso e o leão, e também o capacitaria a derrotar o gigante. Afinal, será que os filhos de Israel não valiam muito mais do que suas ovelhas no pasto?

Tenho percebido algo. Com os problemas cotidianos, muitos perdem a fé, a convicção de que temos um Salvador que tudo pode por nós. Esquecem-se de que existe um nome que está acima de todos os nomes. Seu domínio, majestade e poder são para todo o sempre.

Colocar as esperanças em nossos próprios braços apenas nos mostra o quanto somos limitados. As frustrações decorrentes de confiarmos em nossa própria força nos desmotivam a aceitar os desafios e obstáculos que precisamos superar para alcançar nossos objetivos.

Enfrentando as minhas lutas

Estamos vivendo dias em que as pessoas desistem antes mesmo de começar. Parece que sempre a derrota será certa, que nossos esforços sempre serão em vão.

Lembro-me de que eu preparei um sermão baseado em Jó 42.1-6, em abril de 2016. Minha intenção era ensinar à igreja que o sofrimento também se torna uma bênção quando visto da perspectiva do propósito divino. O Jó religioso do capítulo 1 não é o mesmo Jó que contempla a face de Deus do capítulo 42.

O que eu não esperava é que minha vida mergulhasse na fase de maior sofrimento que eu tive que enfrentar. Era como se Deus dissesse: “Ah, você ensinou isso; agora, vamos ver se é capaz de viver o que pregou”.

Eu nunca havia sofrido tanto; até então, nunca tinha enfrentado tantos problemas.

A primeira lição que eu tive que aprender muito rápido é que eu achava que tinha algum conhecimento de Deus. Afinal, eu era formado em teologia, após quatro longos anos de estudo. O que eu não tinha percebido é que eu conhecia o Deus dos livros. Deus queria me levar para outro lugar, o lugar que poderia torná-lO conhecido em meu coração.

Percebe a diferença? Estamos muito ligados, conectados, tendo acesso muito fácil a qualquer informação. Entretanto, isso não significa que estamos crescendo em intimidade com Deus. Saber da teoria não significa viver na prática.

Conhecer o nome de Deus é conhecê-lO intimamente

Tanto Davi quanto Jó estão nos mostrando que existe uma vida de intimidade com Deus. Ele nos move e nos capacita a vivermos de fato um propósito maior. Isso não acontece porque merecemos, mas por causa dAquele que nos chama e capacita. O poder está no nome; não no meu nome, mas no nome de Jesus.

Estamos perdendo a fé nessa realidade que as Escrituras Sagradas tanto afirmam. Receio que estejamos diante da maior geração de pessoas onde a semente que foi plantada nos seus corações está sendo sufocada pelos espinhos da vida.

Conhecer a Deus nos leva a viver para a Sua glória

Não adianta o nosso currículo teológico, se isso não sair do campo do conhecimento, do debate, para ações de transformações, primeiro em nós e depois através de nós. Davi é reconhecido como o homem segundo o coração de Deus. Isso não é porque ele não cometia pecado, pois bem sabemos de suas mazelas. É porque em tudo o que fazia estava sempre preocupado com a glória de Deus acima de tudo. Quando foi surpreendido em pecado, teve um coração humilde e quebrantado para reconhecer os seus erros.

Existe poder no nome de Jesus. No entanto, nós que somos Seus vasos precisamos descer novamente à casa do oleiro. Precisamos entender que o poder não habita no nosso conhecimento, mas no quanto somos dependentes dEle.

Conhecer o nome do Senhor é saber que Ele é maior do que nós

Deus o chama a viver e a vencer novos desafios todos os dias da sua vida. Contudo, Ele o chama a reconhecer a sua total dependência dEle, em tudo. Não permita que aquilo que você sabe seja maior do que Aquele de quem você depende. Não seja derrotado nos desafios da vida por confiar no seu próprio entendimento. Em vez disso, tenha fé no único nome poderoso: o nome do Senhor Jesus Cristo.

 

Gostou deste texto sobre o nome poderoso de Jesus?

Compartilhe com os seus amigos, sua igreja e familiares.

Deixe seu e-mail abaixo e avisaremos de cada novo post!

Assista essa mensagem em vídeo no nosso canal de Youtube.

Conheça o TEOmídia Cast. Ouça nossa Rádio na web, iOS ou Android.

Assine gratuitamente a TEOmídia, vídeos cristãos para você e sua família. Assista quando quiser, onde quiser.

Compartilhe esta mensagem:
Post anterior
Se Deus é bom, por que existe o mal?
Próximo post
Milagres e sua importância
O conteúdo dos artigos assinados refletem a opinião, conceitos e ideias pessoais do seu autor e não, necessariamente, do TEOmídia Blog, que se exime de qualquer responsabilidade pelos mesmos.
  • Contato
  • Permissões de Publicação
  • Política de Privacidade
Siga a TEOmídia:
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
Menu