• Quem Somos
    • Declaração de Fé
    • TEOmídia
    • TEOmídia Blog
    • TEOmídia Cast
    • TEOmídia Rádio
  • Assuntos
    • Apologética
    • Casamento
    • Devocional
    • Ensino Cristão
    • Ensino Infantil
    • Estudo Bíblico
    • Evangelismo
    • Igreja
    • Sociedade
    • Teologia
    • Vida Cristã

A Bíblia e o suicídio

Suny Gentilal
17/02/2019
O cristão que comete suicídio perde a salvação? Seria, esse, um pecado imperdoável?


– Sim, ele fez isso!  Foi inacreditável! Aquela pessoa tão alegre… Ninguém podia imaginar que ele seria capaz de fazer isso. Ele cometeu suicídio.
– Como fica a sua alma? Afinal, os suicidas não herdarão o reino de Deus.
Esses têm sido os comentários que sempre ouço quando alguém, próximo a mim, se suicida. Acredite, alguns meses atrás duas pessoas que eu conhecia se suicidaram em menos de trinta dias!
Neste post, não desejo fazer um tratado sobre depressão ou sobre os motivos que levam uma pessoa ao suicídio pois essa não é a minha especialidade. Mas gostaria de rebater a ideia de que a pessoa que tira a própria vida está, necessariamente, condenada ao inferno.

Um cristão genuíno pode cometer suicídio?

Algumas questões têm sido levantadas quando um cristão tira a sua própria vida. As opiniões são diversas. Alguns acham que o verdadeiro cristão jamais cometeria suicídio pois Deus não permitiria isso. Se isso acontecesse seria sinal de que a pessoa nunca havia sido cristã. Outros dizem que o verdadeiro cristão pode cometer suicídio, porém, perde a sua salvação. Confesso que este assunto é delicado. Por essa razão, tratá-lo-ei com muita delicadeza sem abrir mão do que a Escritura Sagrada nos ensina.

Suicídio é pecado?

Não existe dúvidas em relação a essa questão. O suicídio é, sim, uma ofensa a Deus. Quem o comete está violando o dom da vida que somente o Criador dá.
O sexto mandamento deixa isso bem claro:

“Não mataras”. (Êxodo 20.13)

Esse mandamento nos ensina que não podemos assassinar. Isso tem a ver com tirar a vida dos outros de maneira intencional e planejada. Com certeza, quebrar este mandamento é uma ofensa a Deus. O suicídio é um auto-assassinato. Quem o comete, portanto, está pecando contra Deus.

Cristãos genuínos cometem suicídio?

Agora já sabemos que o suicídio é um pecado contra Deus, não nos restam dúvidas em relação a isso. Creio que você vai concordar comigo quando eu disser que cristãos também pecam, certo? A regeneração não nos faz pessoas sem pecado. Mesmo depois da regeneração somos capazes de pecar. Contudo, sem a regeneração não podemos nos achegar a Cristo em arrependimento e fé.
Todo regenerado consegue enxergar a sua miséria e, assim, agir com fé em Cristo Jesus. A justiça de Cristo nos é imputada e, assim, somos considerados legalmente justos diante do Deus. É importante termos a noção de que não somos justos por nossa própria justiça. As nossas obras não são justas diante de Deus. Só em Jesus Cristo podemos ser realmente justificados. Ele, sim, é o verdadeiro justo. As suas obras de justiça são, portanto, imputadas a nós.
Tanto o pecado que um cristão cometeu ontem, quanto o que comete hoje e cometerá amanhã foram pagos por Cristo Jesus na cruz.
Creio, piamente, que jamais perdemos a salvação que Deus nos concedeu. Se não somos salvos por nenhuma obra própria, obviamente, nenhuma obra nossa poderá nos fazer perder a salvação, nem mesmo o suicídio.
Um verdadeiro cristão é capaz de cometer todo tipo de pecado, inclusive o suicídio. A Bíblia nos ensina que só existe um pecado imperdoável:

“Na verdade vos digo que todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, e toda a sorte de blasfêmias, com que blasfemarem;
Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo
(Porque diziam: Tem espírito imundo).” (Marcos 3.28-30)

Vejamos outro versículo:

“E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.” (Mateus 12.32)

Portanto, vemos que o único pecado imperdoável é a blasfêmia contra o Espírito Santo. Esse pecado tem a ver com a rejeição do Espírito Santo na Sua obra da conversão. Ou seja, nenhum cristão é capaz de cometê-lo, somente os incrédulos.

A luta contra o suicídio

Meus caros, o suicídio é um pecado sério!
Como cristãos, precisamos lutar contra esse tipo de solução para os problemas. Tenho a convicção de que existem saídas melhores que o suicídio. Se você está passando por momentos bem difíceis e tem pensando em acabar com a sua vida, por favor, desista desse plano.
Aconselho-o a buscar ajuda. Use dos meios da graça dentro da sua igreja local, converse com irmãos maduros na fé e abra seu coração. Quem sabe, depois desses irmãos, uma ajuda médica também seja necessária. Não se entregue a esses sentimentos, por favor, busque ajuda.

Conclusão

Não existe base bíblica para afirmar que o suicídio nos faz perder a salvação. Também não é bíblico dizer que os cristãos genuínos não podem cometer esse pecado. Cristãos genuínos podem, sim, cometer suicídio. E não perdem a salvação pois foram justificados por Cristo Jesus.
Isso não quer dizer que o suicídio não seja um pecado contra Deus. Não nos restam dúvidas em relação a isso. Mas, o verdadeiro cristão não é condenado pela quebra da Lei pois Cristo a cumpriu em nosso lugar.
Que Deus nos ajude a lutar contra esse pecado e a lidar com esse assunto de maneira delicada e bíblica.

 

Gostou deste post sobre a Bíblia e o suicídio?

Compartilhe com os seus amigos, sua igreja e familiares.

Deixe seu e-mail abaixo e avisaremos de cada novo post!

Assista essa mensagem em vídeo no nosso canal de Youtube.

Conheça o TEOmídia Cast. Ouça nossa Rádio na web, iOS ou Android.

Assine gratuitamente a TEOmídia, vídeos cristãos para você e sua família. Assista quando quiser, onde quiser.

Compartilhe esta mensagem:
Post anterior
O poder das desilusões
Próximo post
A proeminência de Pedro
O conteúdo dos artigos assinados refletem a opinião, conceitos e ideias pessoais do seu autor e não, necessariamente, do TEOmídia Blog, que se exime de qualquer responsabilidade pelos mesmos.
  • Contato
  • Permissões de Publicação
  • Política de Privacidade
Siga a TEOmídia:
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
Menu